08/01/2012

Falar de Maria, nossa Mãe Santíssima.

Nós vemos a toda hora, em quase todos os lugares, principalmene nos dias de hoje no Facebook, pessoas, se dizendo apaixonadas por Maria, e outras, tentando fazer de conta que não existe.

E, se falando de Maria Santíssima, torna-se inevitável se tocar no assunto SANTOS da Igreja Católica Apostólica Romana. Um outro aspecto da doutrina Católica, que em muito é mal interpretada, e deixa margens para críticas.

Qual é a fonte da "santidade"? Deus disse aos israelitas: "Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos consagrareis, e sereis santos, porque eu sou santo"(Levítico 11:44).

A Igreja Católica, antes de tudo, tem sido uma guardiã incansável da palavra divina, evitando toda modificação da palavra, dita aos profetas e santos homens, que tiveram a incumbência de guarda-la. Como foi o povo israelita no passado, leia-se Antigo Testamento.

Em importantes igrejas protestantes, como a Anglicana, Luterana dentre outras, também se reverenciam e se reconhece a santidade de pessoas, que morreram na plenitude da Santidade, ou foram mártires, isto é, sustentaram a fé cristã, mesmo ante suas mortes, muitas delas violentas, cruéis, dolorosas, sem se desviar da Palavra Divina. Veja a seguinte lista de santos, em comum dentre as maiores igrejas: RELAÇÃO DE SANTOS - WIKIPEDIA

Outros, que também foram e podem ser considerados santos, são o que chamamos de Doutores da Igreja, que tiveram suas vidas, certamente iluminadas pelo espirito, para poderem nos trazer interpretações e revelações da Palavra, bem como suas pregações e exemplo de vida, enalteceram o cristianismo. Para verificar, acesse: RELAÇÃO DE DOUTORES DA IGREJA - WIKIPEDIA.

Não se trata de forma alguma, querer impor a ninguém, cultuar este ou aquele santo, esta dúvida é um desgastado discurso, fruto da cegueira oriunda da heresia. A passagem da Bíblia que referimos é a seguinte: “nemo venit ad Patrem nisi per me” – “ninguém vai ao Pai senão por Mim” (S. Jo 14, 6). Dizem alguns, apoiando-se em citações truncadas, que o culto aos santos consiste em “idolatria”, pois nos católicos “adoram” imagens. Tal argumentação carece de fundamento. Pois, certamente, essas pessoas não entendem o que quer dizer “idolatria”, ou se entendem usam de má fé.

Deveras, idolatria consiste em atribuir como divino algo ou alguém que não seja Deus. Assim, os índios que adoram o sol (“Tupã”) são idólatras. Pois, atribuem ao sol o que é devido somente à Deus. Assim, os egípcios que adoravam o “faraó” eram idólatras. Pois, atribuíam ao faraó o que é devido somente à Deus.

Adorar significa reconhecer como Deus. O culto de adoração é devido somente à Deus. Só a Ele devemos reconhecer como Criador e Senhor de todas as coisas.

Os católicos quando rezam diante de uma imagem não estão adorando ou idolatrando tal imagem, quando rezamos, pedimos pela intercessão daquele Santo, para que sua oração seja mais eficaz. Sim, pois estando este Santo junto de Deus, o pedido será certamente melhor atendido. Nosso Senhor mesmo confirmou isto por palavras e por ações. 

Muito, mas muito mais poderia ser dito, porém, esta é uma literatura bela e extensa, e procurarei falar de exemplos individuais, realçando a santidade de alguns.

Com amor em Cristo e no coração de Maria.

Nenhum comentário: