18/10/2011

Dia de São Lucas


Hoje é o Dia dos Médicos, deixo aqui os meus parabéns àqueles que se dedicam à este mister, acima de tudo, com todo o respeito ao juramento de Hipócrates (medico e filosofo, que viveu de 460 a 377 AC). Acrescento minhas reverencias àqueles que em tempo de guerras e adversidades, doaram suas vidas e suas saúdes pelos outros.
Acrescento aqui instituições, como Medecins Sans Frontieres (Médicos sem fronteiras), etc.
Não podemos nos esquecer, os mais timidos, porem nao menos dedicados, que se fecharam em laboratorios, para descobrir remedios e curas para que pudesse reduzir ou acabar com o sofrimento humano.
Acrescento que enalteço a todos aqueles que não se curvam ao poder, à mídia, à vaidade, a ganancia ou ao egoismo de se achar que suas habilidades são tao somente resultado de alguns anos de dedicados estudos.
Meus parabens maiores ainda, aos que sofrem com o descaso, falta de recursos e descalabros de muitos hospitais e centros medicos publicos espalhados pelo mundo.
Eu, porem, só gostaria de acrescentar, o nome do verdadeiro "medico" de hoje, nome esse que não deve ser esquecido, pois este era o verdadeiro medico, pois ele cura as nossa almas.
Então, viva São Lucas, o medico do evangelho. (abaixo alguma coisa sobre ele).

Antioquia da Síria - Roma (?) - Primeiro século dC

Lucas, evangelista e autor dos Atos dos Apóstolos, é chamado de "escritor da mansidão de Cristo". Paulo chama-lhe "médico querido", um companheiro das suas viagens missionárias, consolador de sua prisão. Seu evangelho, que destaca a universalidade da salvação e favores de Cristo aos pobres, fornece evidência original, como as narrativas da infância, as parábolas da misericórdia e dos registros que refletem sua sensibilidade para os doentes e sofredores. No livro de Atos descreve a figura ideal da Igreja, perseverando no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão da caridade, ao partir do pão e nas orações. "

Nenhum comentário: